sábado, 19 de julho de 2008

Piada Sem Graça


A vida nos traz tantas notícias boas, outras ruins e umas que nós nem queremos saber, e hoje uma delas foi anunciada, a morte da Diva, da Piada Ambulante, do palavrão alegre, da Grande Atriz, Dercy Gonçalves, aos 101 anos, ou segundo sua versão, 103 anos. Dercy morreu após uma grave pneumonia na tarde deste sábado, 19, no hospital são lucas, em copacabana. Dercy era o Mito em pessoa, uma das pioneiras na teledramaturgia brasileira. "ela chegou ao hospital fazendo barraco" disse sua filha após a confirmação da morte da atriz, o presidente Lula disse que as atuações de Dercy Gonçalves foram um marco para o humorismo nacional. O presidente ressaltou ainda que a irreverência e a força da personalidade da atriz vão deixar saudade em todos os brasileiros. Dercy fugiu de casa aos 17 anos com uma companhia de teatro para seguir a carreira da sua vida, O Teatro.


Dolores Gonçalves, seu nome de batismo, estreou em 1929 fazendo um dueto com Eugênio Pascoal, se apresentando por Minas Gerais, Rio De Janeiro e São Paulo, com o espetáculo Os Pascoalinos. No teatro de Revista, fez sucesso no Rio De Janeiro entre os anos 30 e 40, e em 1943 estreo o primeiro de seus mais de 30 filmes, o "Samba em Berlim". Dercy não se utilizava dos textos dos personagens, ela fazia o personagem segundo a sua vontade, o improviso era uma das suas grandes marcas.


Os palavrões se tornaram a sua marca registrada, "Um dia, fui assistir a uns portugueses que vieram de Coimbra para fazer um espetáculo no Teatro Municipal. Quando um deles falou no palco 'eu estou todo cagado' (com sotaque), o povo caiu na gargalhada. Aí também comecei a falar palavrão: puta que pariu, caralho, e todos riam. Então, é por aqui que vou ganhar. Ganhei dinheiro com palavrão pra caramba." Estreou na Televisão na Antiga Excelsior em 1957 se dedicando a comédia. Na Globo, no final da década de 60, Dercy trabalhou em programas humorísticos escritos especialmente para ela como "Dercy Comédias", "Dercy Espetacular" e "Dercy de Verdade", até ser tirada do ar pela censura. Ela havia estreado no canal o programa "Consultório Sentimental", um dos embriões dos atuais talk shows, em que os convidados eram alvo de seu deboche. O programa foi sucesso absoluto e chegou a ter 90% dos aparelhos de TV sintonizados no horário de sua apresentação. Em 1992, foi homenageada na novela da Globo "Deus nos Acuda", de Sílvio de Abreu. A novela era uma alegoria sobre a corrupção no Brasil e a humorista interpretou a anja Celestina, que cuidava do país.


"O ontem acabou. Não tenho mágoa de nada e nem saudade de nada. Vivo o hoje. Tenho alegria de viver, adoro a vida". Dercy Gonçalves, a eterna Diva do teatro e da televisão brasileira, acredito que ela onde esteja, deve está fazendo Piada de tudo isso que está acontecendo, porque ela é a Alegria de Viver.

Salve Sant"ana... A Mãe do Sertanejo


No ano de 1755, houve uma grande seca. O Coronel Cipriano Lopes Galvão viu- se muito aflito com a inexistência de água para seu rebanho.
Celestino Alves, em Retoques da História de Currais Novos, nos cita:" O Capitão fez uma promessa: se Deus fosse servido para que chovesse e enchesse as cacimbas para escapar o gado, ele erigiria uma capela em homenagem à gloriosa Senhora Santa Ana na sua fazenda. Tal promessa foi feita em 26 de julho, dia em que a água acabou totalmente. Na mesma noite , choveu e os rios e cacimbas encheram, formando um novo poço próximo aos currais, ao qual chamou de Poço de Sant'Ana."

Há 200 anos, ela chegou humilde, em um carro de boi vinda de Pernambuco, o Capitão Mor Galvão traz para as terras do Seridó a Mulher Guerreira, que daria para o sertanejo sofrido, a esperança de dias melhores, com colheitas fartas, chuvas abundantes. E em 26 de Julho de 1808, Sant'Ana tem a sua primeira grande festa, a procissão, que se deu de forma tímida mas com um povo que sabia agradecer tudo o que tinha recebido devido a sua intercessão.
Os Currais Velhos se desenvolvia ao redor da capela de sua padroeira, e com o desenvolvimento da vila tudo se modificava. Os Currais antigos eram substituídos pelos de Pau-a-Pique, e assim, a vila se transformava e não era mais dependende de Acari e Caicó. Os Currais Novos se transformaram em um pólo de desenvolvimento da região do Seridó, com o ciclo do algodão, da shelita, do leite, do gado, ela se destacava cada vez mais no panorama da economia estadual.


Graças a proteção de Sant'Ana, a Cidade, O Povo, A Cultura, A Educação, a nossa terra se transforma em um lugar de grande encontro de povos, onde todos nesse mês de Julho vem para agradecer, pedir, a Sant'Ana que esteja sempre do lado dos necessitados e que traga junto ao seu Neto Jesus, Paz e Felicidade em Abundância para todos os Sertanejos.




Começou a Festaaaa!!

Mais um Ano Eleitoral e com ele a esperança de uma Brasil cada vez melhor, cidades com mais desenvolvimento, criança na escola( coisa rara hoje em dia), saúde de Qualidade( tem?), o fortalecimento da Cultura regional, etc. As mais de 5 mil cidades Brasileiras terão que escolher seus vereadores e prefeitos para o mandato de 4 anos, nesse tempo, eles terão que mostrar trabalho, coisa difícil nos políticos da atualidade.


A Cidade de Currais Novos tem uma das campanhas eleitorais mais acirradas do Interior do Estado, as duas grandes Oligarquias Familiares voltam a duelar pelo poder, de um lado, o Atual Prefeito, Zé Lins, da conhecida Família Salustino, Rica, Poderosa, Dona das Minerações que alavancaram o desenvolvimento da Cidade, do outro, Geraldo Gomes, Prefeito por 8 anos seguidos, com uma vice de família já conhecida na Política, a Ferreira de Souza.


Nós JORNALISTAS temos o direito e dever de colocar nossas opiniões nos nossos meios de comunicação, Lembram da DITADURA? Pois é, Acabou hein? estamos em uma DEMOCRACIA, podemos expor nossas idéias a todo mundo, não podemos ser vítimas de perseguição nem de ameaças ok?

O que é bom para Currais Novos?
A Continuação da política " Avança Currais Novos"?
O Retorno do Prefeito dos Bairros, do calçamento?
Da Política da Boa Vizinhança?
Dos Abraços calorosos?
Que Vença aquele em que a População tenha confiança, que seja o melhor para nossa cidade, para que ela não PARE no tempo.