sábado, 19 de julho de 2008

Salve Sant"ana... A Mãe do Sertanejo


No ano de 1755, houve uma grande seca. O Coronel Cipriano Lopes Galvão viu- se muito aflito com a inexistência de água para seu rebanho.
Celestino Alves, em Retoques da História de Currais Novos, nos cita:" O Capitão fez uma promessa: se Deus fosse servido para que chovesse e enchesse as cacimbas para escapar o gado, ele erigiria uma capela em homenagem à gloriosa Senhora Santa Ana na sua fazenda. Tal promessa foi feita em 26 de julho, dia em que a água acabou totalmente. Na mesma noite , choveu e os rios e cacimbas encheram, formando um novo poço próximo aos currais, ao qual chamou de Poço de Sant'Ana."

Há 200 anos, ela chegou humilde, em um carro de boi vinda de Pernambuco, o Capitão Mor Galvão traz para as terras do Seridó a Mulher Guerreira, que daria para o sertanejo sofrido, a esperança de dias melhores, com colheitas fartas, chuvas abundantes. E em 26 de Julho de 1808, Sant'Ana tem a sua primeira grande festa, a procissão, que se deu de forma tímida mas com um povo que sabia agradecer tudo o que tinha recebido devido a sua intercessão.
Os Currais Velhos se desenvolvia ao redor da capela de sua padroeira, e com o desenvolvimento da vila tudo se modificava. Os Currais antigos eram substituídos pelos de Pau-a-Pique, e assim, a vila se transformava e não era mais dependende de Acari e Caicó. Os Currais Novos se transformaram em um pólo de desenvolvimento da região do Seridó, com o ciclo do algodão, da shelita, do leite, do gado, ela se destacava cada vez mais no panorama da economia estadual.


Graças a proteção de Sant'Ana, a Cidade, O Povo, A Cultura, A Educação, a nossa terra se transforma em um lugar de grande encontro de povos, onde todos nesse mês de Julho vem para agradecer, pedir, a Sant'Ana que esteja sempre do lado dos necessitados e que traga junto ao seu Neto Jesus, Paz e Felicidade em Abundância para todos os Sertanejos.




Nenhum comentário: