quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Lugar no céu


Quantos de nós já reclamamos da comida de nossa mãe, da falta de mesada para comprar aquela roupa da moda, o tênis da vez, e tantos outros mimos que nos fariam “felizes” por um certo momento? O homem desde seus primórdios aprendeu a valorizar mais o que é material do que o espiritual. Há situações no dia-a-dia que nos acontecem por puro acaso que nos fazem refletir sobre o real valor de nossa existência.
Em viagem a cidade de Goianinha localizada a 54 km de Natal, conheci crianças e adolescentes que arquitetam um futuro digno, porém com quase nenhuma oportunidade. O PETI da cidade fez o convite para os alunos de Comunicação Social da UFRN, através da disciplina ministrada pela professora Socorro Veloso, para que pudéssemos passar um dia com todos os beneficiados e levar para eles uma mensagem de Educação e Cidadania. O que é comunicação? Já leram Jornais, revistas, livros? Várias perguntas foram feitas com o intuito de incitar nos jovens a vontade de descobrir o novo, e tivemos grandes surpresas, apesar de terem condições precárias de ensino, muitos sonham com um futuro digno, em ser médico, professor... A lição não foi aprendida por eles e sim por nós que ganhamos um ponto a mais no quesito bondade.
Aprendemos o real valor da vida a fazer uma criança sorrir, brincar, se divertir, perguntar, opinar, aprender. Levamos máquinas fotográficas e o mundo digital surgiu como um monstro do bem, centenas de fotos tiradas por crianças que visualizavam uma realidade totalmente diferente da nossa, éramos cegos antes de tudo, hoje abrimos os olhos com a certeza de ter ajudado, contribuído para um sonho se tornar realidade. Ter feito Matheus, Maria dos Prazeres, João, Maiara, e tantas outras crianças sorrirem, foi mais gratificante do que todos os presentes que já recebi, a lição de amor foi de graça e a maior de todas foi a de descobrir o real valor do ser humano, a bondade com o seu semelhante. Pense nisso!!!

Nenhum comentário: