domingo, 24 de agosto de 2008

BRONZIL

Pra quem sonhava em ver um Brasil forte nessas Olimpíadas de Beijing, se enganou. O País de Thiago Pereira, Diego Hipólito, Jade Barbosa, Jadel Gregório, Ronaldinho Gaúcho, Alexandre Pato, Ricardo e Emanuel, bronzeou, ou seja, a cor verde e amarela da nossa bandeira de repente se camuflou de bronze. Depois de Atlanta (1996), Pequim foi a que mais rendeu medalhas de bronze para o nosso país( Futebol Masculino, Judô com 3 medalhas, Natação, Taekwondo, Vela e Vôlei de Praia), as grandes chances de superar Atenas com 5 medalhas de ouro conquistadas, pararam nos sonhos de vários atletas que chegaram à China como favoritos, a Ginástica Brasileira ganharia sua tão desejada medalha com o ginasta Diego Hipólito, mas ele caiu na sua última passada no solo, o Futebol Brasileiro, o melhor do mundo, perdeu para a grande rival Argentina por 3x0 e teve que engolir o Ouro dos Hermanos.


Mas nem só de bronze viveu o Brasil, ganhamos 4 de prata, com o Futebol arte de Marta e Companhia, na Vela com o grande Robert Sheidt, o Vôlei de praia com Marcio e Fábio Luiz, e na quadra com a equipe de Bernardinho, que virou freguês do time Americano.




O Sonho de voltar pra terras tupiniquins com uma medalha dourada no peito só foi realizado por 14 atletas Brasileiros, as doze meninas do Vôlei comandadas pelo técnico campeão Zé Roberto( campeão com o masculino em Barcelona 92), receberam a medalha que um dia Virna, Leila, Fernanda Venturini, Isabel e outras jogadoras, sonharam em ganhar, Fofão, Paula Pequeno e Mari foram uma das que fizeram esse sonho se tornar real. A Natação Brasileira ganhou sua tão desejada medalha de ouro, no peito do paulista de 21 anos, um dos esportes mais populares do país entrou para a história como um dos campeões na modalidade, tudo graças ao esforço de Cesar Cielo, o Cesão, que assinou seu nome na galeria dos maiores nadadores do país, ao lado de Fernando Scherer e Gustavo Borges. 1 cm que valeu Ouro, foi assim que a guerreira Maurren Higa Magi ganhou o primeiro ouro de uma mulher em esporte individual. A primeira medalha de ouro brasileira no atletismo desde 1984 (Joaquim Cruz nos 800m). Cinco anos após viver o drama da suspensão por doping e chegar a abandonar a carreira... Maureen Maggi chegou ao Olimpo.

E o Brasil quer mais, Lula, Pelé e tantos outros nomes importantes do país, estiveram na China para defender a candidatura do país para sediar as Olimpíadas de 2016, tendo como a maior rival a cidade americana de Chicago. O país que sediará a copa do mundo de 2014, conta com o grande esforço que o país teve em realizar um dos maiores pan-americanos da história. Mas para que um evento tão grandioso como este venha para um país com grandes dificuldades sócio-econômicas como o nosso, devemos lutar a cada dia por uma educação de qualidade, para que assim, o esporte seja uma meta para todas as crianças que lutam em um dia ser um grande herói nacional, pois só o esporte e a educação podem mudar o nosso Brasil.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

A MESMA PRAÇA, O MESMO BANCO, OS MESMOS PROBLEMAS.

A cidade de Cascudo amanhece sorrindo, o Sol aparece para a sua noiva e diz “Como estás bela!”,os surfistas se confundem com as ondas em Ponta Negra, a feirinha de artesanato mais parece o encontro de ingleses para o chá das cinco, o cheiro do escondidinho de macaxeira alucina quem passa nos restaurantes da orla, mas de repente tudo muda, o tempo faz um giro de 360º e decide fechar, os surfistas voltam para casa, os ingleses para os seus hotéis, o Sol não dá satisfação a sua noiva e some. Natal está alagada, a chuva toma conta de casas, ruas, pessoas, e um grave problema continua, a falta de drenagem para comportar o grande volume de água que cai no solo, as dunas sumiram, o homem construiu prédios, comércio, casas, e o meio ambiente que se dane.

São Paulo? Não, é Natal mesmo, os engarrafamentos se tornaram parte do cotidiano das pessoas, a cidade tem no mínimo um carro para cada 4 habitantes, e o transporte público que era para desafogar esse fluxo, não funciona. São horas esperando o ônibus, compromissos devem ser marcados com uma hora antes, não se sabe se iremos chegar, e o problema continua, a voz do povo nem sempre é a de Deus, e as audiências públicas surgem como um ânimo para que tudo seja resolvido, engano, é só uma forma de desviar a atenção de um problema para um outro sem grande importância.


“Fiu Fiu”, assobia um rapaz de 25 anos em sua Hilux prata às 23hs na Av.Roberto Freire, e a moça se aproxima de seu carro, conversa, dá seu preço, preço? O que ela vende? O corpo, a prostituição acontece desde as primeiras horas do dia e não tem hora para acabar, são jovens, moças e rapazes que vêem nessa profissão a única forma de garantir o sustento de sua família, decorrência da falta de emprego, que cada vez fica mais difícil, com a busca de experiência pelas empresas. E a moça entra no carro do jovem rapaz e faz o seu serviço completo, com direito a cartão de contatos, claro, ela não quer perder mais um cliente.
“Passa o celular agora e não grita!”, foi assim que eu fui abordado por 3 rapazes em um ônibus que seguia para a universidade, os jovens fizeram um “rapa” geral, e levaram mais de 15 celulares, todo o dinheiro do cofre do ônibus, e o pior, levaram a esperança de duas crianças que sonhavam em viver em um país, cidade, mais justa, sem violência. Pra mim nada foi mais traumatizante do que ver nos olhos daquelas crianças o desespero, pensar que seriam mortas devido os assaltantes mirarem armas de fogo em direção a nós, as mães nada puderam fazer, e o grito desolado e inocente delas nos fazia sentir ódio, vontade de tentar reverter aquela situação. Mas é Brasil, enquanto estamos naquela mesma praça, no mesmo banco, e pensamos que os problemas não existem porque não acontecem conosco, eles continuam, e são os mesmos problemas, alguns surgem em decorrência de outro, e assim por diante. O que podemos fazer? Mudar, com a nossa voz, voto, atitude, coragem, tudo pode mudar, vai ser difícil, mas nada é impossível.
Fotos:

domingo, 10 de agosto de 2008

O Mundo abre os Olhos para PEQUIM... Beijing.

8 do 8 de 2008... com essa data, a China mostrou ao Mundo o porque que pode ser considerada a grande potência do século, o país mais fantástico, com uma cultura riquíssima, uma história mais antiga que a nossa americana. China, a grande civilização do oriente, o lugar do futuro, o emergente, a potência que faz os grandes tremerem. Os 29º Jogos Olímpicos da Era Moderna não poderia acontecer em outro lugar que não o país de MaoTsé Tung, da grande muralha, da cidade proibida, a China prometeu ao mundo que iria realizar os maiores jogos de todos os tempos, e será difícil outro país "fazer bonito" como o país mais populoso do mundo está fazendo.

Os Estados Unidos tem um de seus maiores desafios, tentar se firmar como a melhor equipe dos jogos, tem a China como a principal adversária, em tempos atras, a grande potência perdia em alguns esportes e as vezes, no quadro de medalhas, para a antiga URSS. e agora em 2008 tenta bater a anfitriã, que ja soma 6 medalhas de ouro, contra as suas 2. O Brasil vem para defender as suas 5 medalhas de Ouro conquistadas em Atenas, e tenta se firmar com uma das grandes equipes das américas. Mas já amarga alguns resultados, como o fraco desempenho no Judô, mas também grandes conquistas, como a classificação inédita da ginástica na final por equipes, e temos grandes chances do Ouro no vôlei de praia e de quadra tanto no masculino quanto no feminino, na ginástica masculina com Diego Hypoílito, na Natação com Thiago Pereira, e o atletismo está mais forte do que nunca, com grandes atletas, como Fabiana Murer no salto com vara e tantos outros. Só nos resta torcer pelo nosso Brasil nos jogos.